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sexta-feira, 16 de março de 2012

Estudar pode ser chato, aprender, não



Aprender é um momento mágico que acontece quando a informação vira conhecimento. Isso é uma transformação que ocorre dentro do cérebro humano. É um click! Aquelas palavras encadeadas que procuravam dar um sentido a um conjunto de informações, de repente, click! Viraram conhecimento.
Esse momento mágico é que devia ser o objetivo de qualquer escola. Ensinar a aprender. Ensinar a transformar informação em conhecimento e conhecimento em ação, que é o próximo passo.
Qual o objetivo do ensino regular? Preparar a pessoa a viver em sociedade, com um conjunto de conhecimentos que permita a ela se inserir nesse ambiente, se relacionar, produzir, consumir, enfim, viver!
Várias são as funções básicas para que isso seja possível. Uma delas é a comunicação, o uso da linguagem para exprimir idéias e sentimentos e compreende-los. Outra é a matemática. A correlação quantitativa das coisas e eventos. Outra mais , a história. O relato dos o quês e por quês que trouxeram o mundo em geral e o nosso país em particular até aqui. Outra, as Ciências, tratando da natureza, do ser humano e das suas interrelações nos níveis químicos, físicos e biológicos. E o nosso ambiente? A Geografia, a ecologia, e as relações sociais.
Esse entendimento, que deveria ser primário, talvez não seja reconhecido pelos alunos como o objetivo do aprendizado. Talvez para eles o mais correto seria dizer: eu estudo para passar, ou estudo para me formar, ou estudo para ter um emprego e ganhar dinheiro.
A finalidade básica do aprendizado foi esquecida e mais do que isso foi deturpada. O estudo virou uma obrigação desagradável, como também o trabalho. Não precisa ser assim. Tanto um (estudo) quanto outro (o trabalho) devem ser atividades prazeirosas. O aprender nunca é chato. Estudar, sim, pode ser.
Imaginem um indiozinho há 500 anos. Quando ele saia com o pai, para aprender a caçar ou pescar, o que era isso? Uma atividade lúdica onde a finalidade era bem clara e que , assim que concretizada, habilitaria o jovem índio para o futuro.
Essa correlação se perdeu atualmente em função da variedade e complexidade das informações e conhecimentos que temos disponíveis para nós e que precisam ser usadas para produzirem informações, ações e conhecimentos que poderemos usar e vender para o nosso sustento.
Alunos, pais e professores, devem descobrir a forma de fazer com que nossos jovens sintam como o jovem índio, que aquele aprendizado tem valor e além disso, é gostoso.
Essa deve ser a nossa busca.
 
Nossos jovens que estão hoje na faixa do vestibular, em torno dos 18 anos, trabalharão cerca de 50 anos até a aposentadoria, se até lá ainda existir essa figura. Nesses 50 anos, em média trocarão de profissão pelo menos meia dúzia de vezes. Serão técnicos do assunto A, depois gerentes, depois o assunto A vai virar B, a tecnologia criará C que derivará em D e assim sucessivamente.
 
O aprendizado na faculdade estará tão datado quanto um litro de leite no mercado. Teremos prazo de validade para o nosso conhecimento, que estragará se não for consumido a tempo, ou reciclado.
Temos a oportunidade agora com a Internet. As informações estão lá. Nunca antes pudemos estabelecer uma correlação tão forte quanto agora, entre o que podemos aprender e como podemos aplicar em nossa vida. Muitas das profissões hoje em dia (e cada vez mais) são substancialmente baseadas em informações e o seu tratamento. São o mundo dos bits (jornalismo, direito, tradução, pesquisas, economia, administração..). Essas profissões serão quase que totalmente exercidas via Internet. Nas outras, que tratam do mundo físico (medicina, engenharia...) o componente informação será cada vez maior.
Precisamos aprender sobre processos e projetos independente de “para que”. Precisamos aprender sobre clientes e fornecedores independentes de quais. A metodologia e a tecnologia empregada vai ser a do momento. Não podemos nos apegar a nossa profissão original porque não sobreviveremos. Vamos procurar sempre o porque das coisas e saber que o “o que “ e o “como” são circunstancias.
Vamos aprender sobre pessoas, relacionamentos e comunicação. Entender o que motiva e o que afasta. Entender que apenas duas emoções movem a humanidade. O amor (prazer, satisfação, felicidade) que faz com que procuremos nos aproximar e o medo (dor, raiva) que faz com que procuremos nos afastar.
Aprender o que é natural e o que é cultural. Os dois são importantes. Comer é natural. Comer com talher é cultural. Necessidades fisiológicas são naturais. Usar o banheiro é cultural. Sexo é natural. Com camisinha é cultural. Entender que o cultural é vinculado ao tempo em que a ação se situa. O conceito de certo e errado e bem e mal é cultural e depende do que a sociedade combinou por meio de constituição, leis, portarias, regulamentos, códigos, acordos etc.
Quando será que nossos jovens vão aprender dessa maneira?

FONTE:YAHOO/ BRUNO VILELA

Vídeo da Nasa mostra 4,5 bilhões de anos de evolução da lua em três minutos

Uma simulação feita por cientistas da Nasa mostra como a lua, em 4,5 bilhões de anos de história, se transformou no satélite que vemos atualmente e como cada cratera foi criada por colisões de asteróides e outras forças naturais. O vídeo, que tem a duração três minutos, mostra como cada marca na superfície.

Segue ai o link do video.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=UIKmSQqp8wY

FONTE:YAHOO/ BRUNO VILELA.



quarta-feira, 14 de março de 2012

Cinco traços de linguagem corporal que podem condenar entrevistas de emprego

Veja algumas dicas para evitar movimentos desnecessários e se dar bem na hora de conquistar uma vaga:




 Grande parte de nossa comunicação com outras pessoas não se restringe apenas à fala, visão ou audição, mas também à nossa postura diante do que queremos expressar. Prova disso são os gestos que fazemos com o corpo - principalmente com as mãos -, e que dizem muito a nosso respeito. O problema é quando esse tipo de comportamento se manifesta em momentos não muito indicados, como uma entrevista de emprego.
 
O site WiseBread detalhou cinco erros comuns que as pessoas cometem ao "falar com o corpo" durante entrevistas profissionais, e também deu dicas para evitá-los. Acompanhe abaixo e veja como melhorar o seu desempenho na hora de lutar por uma vaga.
Seu aperto de mão pode causar uma boa ou má primeira impressão
 
Torne seu aperto de mão firme, mas não de maneira agressiva ou frágil demais. Bem sabemos que o nervosismo pode tomar conta de muita gente ao partir para uma entrevista, mas certifique-se de que suas mãos estejam secas e não suando ao se apresentar para o recrutador.
 
Não toque o seu rosto
 
As pessoas tendem a colocar as mãos para apoiar seus rostos durante alguma entrevista. No entanto, se quiser dar uma boa impressão, precisa estar consciente de que suas mãos podem ditar o resultado final de um processo seletivo. Mantenha-as longe de seu nariz e boca, e não as coloque sobre o queixo, como quem está analisando o ambiente. Para muitos entrevistadores, tocar o rosto pode ser um sinal de desonestidade.
 
Não cruze os braços
 
Mesmo quem não tem o hábito de participar de muitas entrevistas, sabe que o simples cruzar de braços pode dizer muito sobre o que você acha a respeito de um determinado assunto. Cruzar os braços é, muita vezes, sinônimo de agressividade ou desinteresse, e esta, com certeza, não é a primeira impressão que você quer transmitir. O máximo que você pode fazer é colocar suas mãos sobre a mesa (caso haja alguma).
 
Não olhe tão fixamente
 
Contato visual sempre é uma boa saída. Mas existe uma diferença entre olhar fixamente e simplesmente prestar atenção. Por isso, essa atitude deve ser algo natural: não fixe os olhos no seu entrevistador, mas olhe-o com atenção sem deixá-lo desconfortável. Ao mesmo tempo, não percorra a sala com o seu olhar, como quem parece entediado ou pensando em outras coisas que não sejam o motivo da entrevista.
 
Evite balançar muito o corpo
 
Balançar o pé, as pernas, acenar muito com a cabeça, girar o corpo na cadeira, e tantos outros movimentos dessa natureza podem fazer com que o recrutador o interprete como uma pessoa desinteressada, ou até mesmo hipócrita ou covarde. Assim como o contato visual deve ser ponderado, concordar positiva ou negativamente com a cabeça deve também ser moderado, e apenas quando a situação for claramente apropriada.

Tem alguma outra sugestão para se dar bem em entrevistas? Deixe seu comentário!

FONTE: OLHAR DIGITAL/ BRUNO VILELA. 

Obras de arte na areia da praia


Artista americano Andres Amador faz desenhos gigantes em praias. Confira as imagens








Artista norte-americano Andres Amador usa a areia como tela e matéria-prima para suas criações. (Foto: www.andresamadorarts.com)


FONTE: YAHOO/ BRUNO VILELA  

Estudo: crianças confiam mais no Google do que nos próprios pais

Apenas 19% afirmam ter usado um dicionário impresso uma vez na vida, e um quarto dos pequenos não sabe o que é uma enciclopédia 






Antigamente, era fácil prever que as dúvidas e perguntas das crianças seriam solucionadas pelos próprios pais ou pessoas próximas a elas. Mas as novas tecnologias mudaram esse tipo de comportamento, já que uma pesquisa britânica da Birmingham Science City mostrou que 54% dos pequenos de 6 a 15 anos de idade consultaram primeiro o Google antes de seus pais ou professores.
 
De acordo com o Daily Mail, o estudo entrevistou 500 crianças de 6 a 15 anos, e só 19% dos entrevistados afirmaram ter usado um dicionário impresso uma vez na vida. As enciclopédias vieram em último lugar no relatório, quando um quarto das crianças admitiu que nunca viu e nem sabia o que é uma. Questionados sobre o que seria uma enciclopédia, os pequenos soltaram palpites como um meio de transporte para viajar e uma ferramenta usada em operações.
 
Também foram entrevistados alguns professores, que não se saíram nada bem no estudo. Apenas 3% das crianças com idade entre 6 e 14 anos disseram que procurariam respostas com um professor, e só um quarto delas tiraria dúvidas com seus pais antes de acessarem o Google.
 
O estudo destacou a importância que a tecnologia passou a ter nessa nova geração. Para a doutora Pam Waddell, diretora do Birmingham Science City, "as crianças agora crescem em um ambiente onde a tecnologia digital é aceita como padrão, portanto, não é surpreendente que os jovens escolham obter respostas pelo Google, com apenas um toque, ao invés de se consultarem com amigos, pais ou professores".
 
Waddell, no entanto, acredita que isso não seja necessariamente uma coisa ruim, pois só mostra como os mecanismos tecnológicos dessa geração se tornaram comuns para as crianças, e como elas se sentem confortáveis diante deles.
FONTE : OLHAR DIGITAL/ BRUNO VILELA

terça-feira, 13 de março de 2012

Astronauta fotografa aurora astral entre a Antártica e a Austrália

O astronauta holandês Andre Kuipers fotografou, a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), uma aurora austral sobre o mar, entre a Antártica e a Austrália. O clique foi feito no último sábado (10), mas a foto só foi divulgada pela Nasa (agência espacial americana) nesta terça-feira (13).







O fenômeno é causado pela interação de ventos e poeira solar e o campo magnético terrestre. Na última semana, a Terra recebeu um grande volume de radiação solar, originado de erupções de plasma da estrela. O fenômeno interfere no funcionamento de rádios de comunicação e alguns satélites.

A aurora no Norte da Terra é chamada de boreal.


FONTE: YAHOO/ BRUNO VILELA. 

segunda-feira, 12 de março de 2012

VAGAS SAMARCO

Transforme suas fotos em imagens 3D!


O Start 3D é o mais simples e rápido para criar uma imagem em três dimensões e compartilhar com seus amigos e familiares. A primeira coisa a fazer é se cadastrar. E-mail, senha e pronto! Fácil assim. Depois, tudo o que você tem a fazer é subir para o site 2 fotos "quase" idênticas. O truque para criar a imagem 3D é capturar as duas fotos lado a lado movendo a câmera aproximadamente a mesma distância entre os olhos, algo em torno de 7 centímetros para o lado. Depois o site se encarrega do resto. Os resultados ficam bem legais.
Já o PhotoFace transforma seus retratos em uma espécie de 3D; e ainda tem uma dezena de opções para você incrementar e brincar com a imagem. Aqui, não é preciso se cadastrar, nem nada; basta acessar o site e fazer o upload do seu retrato. Mas atenção, para obter um resultado melhor, você deve estar sem cabelo no rosto, sem chapéu... nada de caretas! e, lógico, de frente para a câmera. A partir daí é só esperar alguns segundos e pronto, está criado seu novo avatar. Depois é deixar a criatividade fluir. Escolha o humor do seu clone, coloque barba, bigode, mude o cabelo, a roupa... brinque até cansar e depois compartilhe com a galera. Certeza que seus amigos vão se surpreender.
O 3Defy requer um pouquinho mais de dedicação, mas é sensacional! A primeira boa notícia é que aqui você também não precisa se cadastrar: é só sair usando. Basta escolher a foto que quer transformar em 3D e a diversão começa. Primeiro, determine através da função de "criar objetos" o que você quer destacar no primeiro plano. Isso, você faz fácil, pintando a área que deseja selecionar. Depois, na opção "Push and Pull", você destaca o objeto na imagem. Melhore a sensação de 3D adicionando textura aos objetos. Se quiser criar outros planos ou destacar mais objetos é só repetir o processo. O resultado é surpreendente, dá só uma olhada. Experimente, quanto mais você se familiariza com a ferramenta, melhores os resultados.

E aí, pronto para levar suas fotos para a 3ª dimensão? Quer começar a brincar e criar agora mesmo? Você já sabe: todos os links para esses sites estão junto com o texto desta matéria. Não perca tempo, acesse e faça suas fotos saltarem aos olhos da galera. Depois conte pra gente o que você achou.
VEJA O VIDEO=http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/transforme_suas_fotos_em_imagens_3d 

James Cameron vai gravar vídeo 3D no ponto mais profundo da Terra

Diretor de 'Avatar' vai descer 11 km no oceano Pacífico para filmar documentário





Muita gente deve ter se emocionado ao acompanhar filmes como "Tianic" (1997) e "Avatar" (2009). Ambos ostentam os títulos de maiores bilheterias de toda a história do cinema mundial, que juntos geraram mais de US$ 4,62 bilhões de dólares.
 
O diretor das adaptações, James Cameron, ganhou notoriedade mundial por esses e outros filmes de grande sucesso. Mas agora o canadense partirá para um projeto completamente diferente: marcada para este mês de março, o cineasta vai embarcar em uma viagem onde tentará mergulhar sozinho na Fossa das Marianas, no oceano Pacífico, considerado o local mais profundo da Terra.
 
A Fossa das Marianas possui cerca de 2.550 km de extensão no leito marinho do Pacífico, e pode atingir até 11 km de profundidade. A nível de comparação, o Monte Everest, a montanha mais alta do mundo, tem 8.850 metros de altitude. Segundo a National Geographic, este é o local mais hostil do planeta e fica imerso em uma escuridão permanente.
 
Quem vai dirigir a expedição, intitulada "Deepsea Challenge" ("Desafio no Mar Profundo"), é a revista National Geographic. O diretor vai embarcar a bordo de um minissubmarino australiano de 8 metros de comprimento e, assim, se tornar o primeiro homem de 50 anos a atingir essa profundidade. A preparação para o mergulho vem sendo feita na Papua Nova Guiné, onde Cameron já mergulhou a cerca de 8 km.
 
Ao entrar no oceano, está previsto que Cameron permaneça no leito marinho por pelo menos seis horas, durante as quais fará filmagens em 3D e coletará amostras de espécies marítimas. Questionado sobre uma possível relação entre a viagem ao ponto mais profundo do planeta e as filmagens da sequência de "Avatar", o cineasta canadense desconversou, já que o objetivo oficial é coletar amostras para pesquisadores e também capturar imagens para um documentário.

As novidades sobre a expedição podem ser vistas pelo site da National Geographic.

           FONTE: OLHAR DIGITAL/ BRUNO VILELA